19 mistérios sobre o Universo


1. Vida extraterrestre


Em abril de 2010, astrônomos da Universidade de Manchester notaram um objeto desconhecido na galáxia Starburst Messier 82. O objeto enviou ondas de rádio que nunca foram observadas no universo conhecido. Os cientistas ainda não têm certeza do que pode ser.

2. Buracos negros supermassivos


O maior tipo de buraco negro conhecido, o buraco negro supermassivo é tão grande que pode ter uma massa milhares de milhões de vezes a massa do nosso Sol. Localizado no centro de todas as galáxias há um buraco negro supermassivo inclusive na nossa Via Láctea. Ele é chamado de Sagitário A e foi descoberto em 1974.

3. Estamos perto de um buraco negro


Há pelo menos 16 (observados) buracos negros de massa estelar na Via Láctea, que estão mais perto de nós do que o do centro da galáxia, Sagitário A. O mais próximo é V616 Monocerotis, e está de cerca de 3.000 anos-luz de distância. Embora os buracos negros são conhecidos por sugar toda a matéria nas proximidades, não temos que se preocupar muito com isso.

4. Fótons de baixa movimentação


Apesar de um fóton de luz demorar apenas 8,3 minutos para viajar do Sol à Terra, ele pode levar 100.000 anos para se deslocar de núcleo do Sol à superfície. Por quê? Bem, o núcleo do Sol é incrivelmente denso: 150 vezes mais denso do que a água. Portanto, os raios gama liberados pela fusão só podem viajar alguns milímetros antes de ser absorvidos por um outro átomo e re-irradiada em uma corrente constante em seu caminho para fora do núcleo.

5. Maior distância percorrida por uma sonda espacial


A maior distância percorrida por uma sonda espacial - Voyager 1 - acabou de sair dos limites do Sistema Solar em 2012. Apesar de ter voado por quase 40 anos, a sonda está a apenas 18,53 horas-luz de distância da Terra. Isso é apenas 1 / 500 de um ano-luz. Para viajar um ano-luz, a Voyager 1 teria que navegar entre as estrelas por quase 20.000 anos.

6. Tempo necessário para atingir a nossa segunda estrela mais próxima



Embora nenhuma missão foi planejada para chegar a estrela mais próxima depois do Sol, Alfa Centauri, se fôssemos enviar uma nave espacial até ela, seriam necessários cerca de 74.000 anos terrestres para alcançá-la.

7. O tamanho do nosso Sol




Para dar algumas comparações sem sentido entre o Sol e a Terra, o Sol tem 333.000 vezes mais massa e é 1.300.000 vezes mais volumoso do que o nosso planeta. Apesar destes fatos, a sua densidade média é de apenas cerca de 26% da Terra.

8. Temperatura do Sol



O ponto mais quente na Terra foi registrado no Deserto Lut no Irã, chegando a 71°C em 2015. Enquanto isso o Sol tem uma temperatura de 5505°C. E isso é apenas a temperatura da superfície. O núcleo do Sol tem uma temperatura média de 15.690.000 ° C.

9. O Sol é ineficiente


Apesar de ser a nossa principal fonte de energia, o Sol é extremamente ineficiente. Para comparar, uma lâmpada velha exalava 100 watts de energia enquanto o Sol apenas cerca de 276,5 watts por metro cúbico. Isso é tanto quanto o metabolismo de um lagarto.

10. Voyager 2


Como a Terra gira em torno do Sol a uma taxa mais rápida do que a sonda da NASA Voyager 2 viaja para fora da Terra, a distância entre a Terra e a sonda diminui em determinadas épocas do ano, como na primavera.

11. Som do espaço



Você sabia que o universo faz barulhos? Em setembro de 2013, a NASA lançou gravações de áudio de ondas de plasma, os primeiros sons já registrados no espaço interestelar.

12. O registro de ouro


Ambas as sondas Voyager 1 e Voyager 2 transportam um disco de registro banhado a ouro de áudio-visual com eles. Tendo fotos da Terra, suas formas de vida, e até mesmo uma saudação do Presidente e do Secretário-Geral da ONU, o registro foi feito no caso de quaisquer outras formas de vida inteligente encontrar as naves espaciais.

13. Origem dos cometas


A maioria dos cometas que entram no Sistema Solar interior provávelmente vieram da Nuvem de Oort: uma coleção de trilhões de pedaços de objetos congelados fora do nosso Sistema Solar. Os cometas são lançados pela interação gravitacional da Via Láctea e as estrelas que passam, jogando os objetos gelados para o interior do Sistema Solar.

14. Cápsula do tempo


Planetesimais, tais como os objetos que compõem a nuvem de Oort, são objetos sólidos que são provavelmente os restos da formação dos planetas. Embora seus exteriores são bombardeados com radiação solar, alterando assim a sua química e estrutura, acredita-se que seus interiores paodem conter material puro que, se capturado e estudado, dará aos cientistas pistas sobre o universo no momento da formação do nosso Sistema Solar.

15. Pequenas chances


A chance de qualquer átomo de hidrogénio do Sol se colidir com outro átomo de hidrogênio e produzir a fusão nuclear é estimada em apenas um em cada cinco bilhões de anos. Felizmente, há uma abundância de átomos de hidrogênio no núcleo do Sol para testar as probabilidades, de modo que não precisa se preocupar com o Sol escurecendo tão cedo.

16. Velocidade da luz


A velocidade da luz é de cerca de 9,5 trilhões de quilômetros em um ano. Para comparar, a luz do nosso Sol chega até nós em apenas 8,3 minutos.

17. Matéria escura


Uma das coisas mais estranhas que continuam a confundir os astrônomos é a matéria escura: "talvez ela exista, talvez não" substância hipotética que compõe mais de 80% da matéria no universo. Os cientistas estão quebrando partículas juntos no Colisor de Hadron para entender mais sobre ele.

18. Rede de transporte intraplanetária


Embora isso soa como a criação de uma ficção do escritor de ciência, a Rede de Transporte interplanetário é um dos fatos mais interessantes sobre o universo na nossa lista. Originalmente chamado de Super-Rodovia Interplanetária, o ITN é um conjunto de percursos através do nosso Sistema Solar com base na gravidade concorrentes dos corpos celestes. Satélites e outras naves espaciais podem usá-lo para mover-se lentamente entre objetos enquanto utiliza muita pouca energia.

19. Ondas gravitacionais


Albert Einstein informou sobre a existência de ondas gravitacionais em 1916, um século antes que sua existência fosse confirmada. O mundo da ciência estava exultante por sua descoberta em 2015, revelando que o espaço-tempo poderia realmente ter ondulações assim como a água em uma lagoa quando uma pedra é atirada nela.

Fonte: List25
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário/Deja un comentario/Leave a comment

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Postagens populares