Baikal, o lago mais antigo da Terra




Você tem ideia de onde fica o lago mais profundo e antigo de água doce do mundo? Trata-se do Lago Baikal, que desliza sinuosamente ao longo de aproximadamente 644 quilômetros pela região sudeste da Sibéria, ao norte da fronteira de Mongólia. Esta lago está numa fenda onde a Ásia, em um futuro não muito próximo, poderia ser dividir e dar início a um oceano.


Os geólogos afirmam que o Lago Baikal atualmente é uma imagem de como o litoral da América do Norte, África e Europa deveria ser quando estas regiões começaram a se separar há milhões de anos atrás. Estima-se que o Baikal tenha se formado há 20 ou 25 milhões de anos, durante a era Mesozoica.


Com uma profundidade que chega a até 1.637 metros e também constituído por uma espessa camada mais ao fundo de quase 6,5 quilômetros de sedimentos, este lago gelado e rico em oxigênio abriga formas bizarras de vida. Uma delas é o "prato" favorito das focas, chamado de golomyanka, um peixe rosado e parcialmente transparente, que se decompõe rapidamente sob o sol.


Rodeado por 1,6 quilômetros de montanhas com picos cobertos de neve, o Lago Baikal também está começando a atrair turistas por sua paisagem e beleza intocada. As montanhas seguem como um lugar seguro para animais selvagens e também para as pequenas vilas, um raro refúgio de tranquilidade e também de autopreservação desta região remota da taiga siberiana.

SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário/Deja un comentario/Leave a comment

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Postagens populares