Pesquisa revela que grupo indígena brasileiro possuía DNA da Polinésia



Uma pesquisa analisou material genético do DNA mitocondrial de 14 crânios indígenas do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cientistas encontraram um componente no genoma que relaciona o grupo de índios brasileiros botocudos, já extintos, com marcas genéticas típicas de povos da Polinésia. 

De acordo com o professor titular do Departamento de Bioquímica da UFMG, Sérgio Pena, responsável pelo estudo, o projeto levou cerca de 6 a 7 anos de investigação. Houve um trabalho com 14 dentes de crânios antigos. Em 2 deles, foram encontrados haplótipos de DNA mitocondrial com a chamada “Polynesian tag”. Nos outros 12 crânios, foram obtidos resultados compatíveis com a ancestralidade tipicamente ameríndia. “O trabalho de confirmação desses achados, primeiro no Brasil e depois na Dinamarca, foi lento e cuidadoso, demorando quase três anos”, completa. 

Algumas hipóteses foram divulgadas pelos pesquisadores na revista PNAS, dentre elas, a mais provável leva a crer que, no início do século 19, escravos chegaram ao Brasil oriundos de Madagascar. Pena explica que cerca de 20% dos nativos da ilha africana apresentam DNA mitocondrial com características dos polinésios. Nesse sentido, a provável miscigenação entre os dois povos explica o aparecimento de material genético entre os botocudos. 

Quando perguntado sobre as próximas etapas da pesquisa, o professor afirma: “a hipótese de Madagascar é testável experimentalmente e será a primeira a ter nossa atenção.” 

O pesquisador também explica que o DNA mitocondrial foi o material genético escolhido para ser utilizado, já que é naturalmente amplificado e, por isso, apresenta centenas ou milhares de cópias em uma única célula. Além disso, ele é de origem materna e altamente variável, o que o constitui como alta fonte de informações em termos de ancestralidade genética.

Fonte: revista PNAS
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário/Deja un comentario/Leave a comment

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Postagens populares