Big Rip: confira uma das mais assustadoras teorias sobre o fim do mundo

Big Rip: confira uma das mais assustadoras teorias sobre o fim do mundo





Enquanto alguns cientistas acreditam que o universo terminará em um novo Big Bang, outros acham que o cosmos apenas sucumbirá com o passar do tempo. Agora, a teoria do Big Rip está fazendo com que físicos quebrem a cabeça com a possibilidade de que o universo comece a se rasgar em pedaços.

Como isso pode acontecer?

Grande parte dos especialistas acredita que a quantidade de matéria no universo fará com que a expansão dele desacelere – ou que o cosmos se contraia novamente a um só ponto, o que causaria o suposto novo Big Bang. Mas, se existir energia escura (forma hipotética de energia distribuída pelo espaço) o suficiente no universo, ele poderia continuar expandindo eternamente, ocasionando o Big Rip. O que seria bastante provável, já que os cientistas acreditam que a energia escura compõe cerca de 70% do universo.
De acordo com a teoria, a taxa de expansão do universo deve aumentar com o tempo. É como um carro descendo uma ladeira em alta velocidade, sem qualquer freio. Ou seja: em algum ponto no futuro, a expansão causaria a separação das galáxias e, junto com elas, planetas e até mesmo os átomos, individualmente. Essa separação deixaria o universo completamente desestruturado.

O que sabemos até agora?

Para que o Big Rip aconteça, é preciso um tipo especifico de energia escura, chamada de phantom energy, ou energia fantasma. Esse tipo de energia está presente quando a razão de pressão da energia escura para a densidade de energia é menor do que -1, o que significa que a pressão da energia escura é maior do que a sua densidade de energia. Isso permitiria a expansão desenfreada do universo, até que ele se rasgue em partes.
A teoria do Big Rip começou a ganhar notoriedade em 2003, quando Robert Caldwell, professor de Física e Astronomia do Dartmouth College publicou um artigo sobre aquilo que ele imaginava para o futuro do universo.


Fonte; io9 IIIwhillyardPhantom Energy and Cosmic Doomsday
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

8 comentários:

  1. ou seja: tamo ferrado..

    ResponderExcluir
  2. péssimo post. nao informa nada

    ResponderExcluir
  3. "Anônimo disse...
    ou seja: tamo ferrado.."
    ???
    Não falou nada sobre mundo acabar nem sobre interferência na terra em algum tempo próximo, então estamos ferrados pq? vc leu por acaso? alem do mais, é tudo teórico, não quer dizer que seja realmente isso.
    Por favor, se não tem nada a falar, fique quieto.

    ResponderExcluir
  4. Mas de qualquer forma, não estaríamos aqui para ver tal acontecimento. Visto que, existem outros fatores muito mais simples de serem entendidos, como o aquecimento global, que de fato nos extinguirá bem mais rápido.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma mentira criada pelos cientistas...

    ResponderExcluir
  6. O chão também pode do nada começar a pegar fogo.

    ResponderExcluir
  7. Pastor Edemerval Lacerda de Aguiar Sobrinho22 de abril de 2013 às 17:26

    Como assim "se existir matéria escura".

    Tem 02 anos que a existência da matéria escura é fato, e, isso está amplamente disseminado e difundido pelos canais científicos.

    Esse post foi chupado de alguma matéria de mais de 2 anos atrás!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário/Deja un comentario/Leave a comment

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Postagens populares