Sonda encontra crateras gemêas em Marte


São Paulo - A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia, encontrou duas crateras na superfície de Marte. Elas são a prova que alguma explosão subterrânea aconteceu no planeta vermelho.
As crateras gêmeas ficam na região chamada de Thaumasia Planum, que fica ao sul de Valles Marineris, considerado o maior cânion do Sistema Solar. As duas crateras tem cerca de 40 km de diâmetro e estão separadas entre si em 50 km.
A característica mais marcante dessas gêmeas é o poço no centro da cratera principal. Os buracos no centro das crateras criadas pelo impacto de objetos vindos do espaço são frequentes em Marte e nas luas geladas de planetas gigantes, como Júpiter e Saturno. Mas a origem do fenômeno ainda é um mistério para a ciência.
Os cientistas já levantaram várias teorias. Uma delas diz que depois do impacto de um asteroide, acontece a fusão de rocha ou de gelo. Depois, esse material seria expulso através de fraturas debaixo da cratera. Isso daria origem a estes buracos.
Outra teoria fala que o gelo do subsolo é aquecido muito rapidamente com o impacto do objeto. Isso faz com que ele evapore numa explosão que se dá no centro da cratera, onde a maior parte da energia do impacto ficou concentrada.
A ESA afirma que estas crateras ajudam os cientistas a entender o passado da superfície do planeta. A análise do buraco, por exemplo, mostra que a Thaumasia Planum já guardou grandes quantidade de água ou de gelo no subsolo.
Fonte; Info Abril
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário/Deja un comentario/Leave a comment

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Postagens populares