Pesquisadores alertam sobre perigo de pandemia por vírus de laboratório do H5N1










"A liberação acidental de um vírus artificial de H5N1, transmissível aos seres humanos, tem o potencial de provocar uma pandemia global que, proporcionalmente, seria pequena se comparada aos efeitos da gripe espanhola de 1918, que causou a morte de mais de 50 milhões de pessoas ".

A frase acima está em uma carta assinada por pesquisadores do mundo todo, entre eles Richard Roberts, prêmio Nobel de Medicina de 1993, enviada à Comissão Presidencial dos Estados Unidos sobre questões relativas à bioética. O debate começou em 2011, quando grupos internacionais de pesquisadores anunciaram a ocorrência de uma mutação de um vírus da gripe aviária que poderia ser transmitido aos seres humanos pelo ar.

A partir dos efeitos negativos da opinião pública após o comunicado, as investigações foram suspensas. Porém, as pesquisas foram retomadas após pressão dos institutos nacionais de saúde dos Estados Unidos, responsáveis por financiar experimentos sobre as formas de transmissão do vírus H5N1.

Atualmente, a gripe aviária volta ao centro da atenção da comunidade científica por conta dos numerosos casos de mortes confirmadas nas últimas semanas pela doença em diversos países. Diante deste fato, a carta escrita pela Fundação para a Pesquisa de Vacinas, com sede em Washington, tem o objetivo de alertar a comunidade internacional para os riscos que envolvem o trabalho com vírus em experimentos laboratoriais, assim como as questões éticas e morais relacionadas.




Referência; History
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário/Deja un comentario/Leave a comment

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Postagens populares