Pode existir vida em Lua de Jupiter dizem cientistas

Um novo estudo mostra que o peróxido de hidrogênio é abundante em grande parte da superfície de Europa, uma das luas de Júpiter. Segundo os pesquisadores, se o elemento se misturar com o oceano subsuperficial ali existente, pode ser uma importante forma de energia para formas simples de vida.

“A vida como a conhecemos necessita de água líquida, elementos como o carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre, ealgum produto químico ou energia da luz para iniciar o processo de vida”, disse Kevin Hand, cientista da NASA. Europa possui água líquida e esses elementos, e achamos que compostos como o peróxido podem completar os ingredientes necessários para a vida no satélite natural.
Os cientistas analisaram dados na faixa do infravermelho através do telescópio Keck II, no Havaí. A concentração mais elevada do peróxido de hidrogênio foi encontrada no lado de Europa que mantém a face voltado para Júpiter.
A substância foi detectada pela primeira vez em Europa pela missão Galileu, da NASA, que explorou o sistema de Júpiter entre 1995 e 2003, mas a detecção havia sido realizada em somente algumas regiões da lua. Os novos resultados revelam que o peróxido está difundido em grande parte da superfície de Europa, e as maiores concentrações são observadas em regiões onde o gelo é quase água pura, com pouca contaminação de enxofre.
Os cientistas acreditam que o peróxido de hidrogênio é um fator importante para a habitabilidade do oceano global de água líquida sob a crosta gelada de Europa, pois o elemento se decompõe em oxigênio quando misturado em água líquida.
“Em Europa, compostos abundantes como o peróxido poderia ajudar a satisfazer a exigência de energia química necessária para a vida dentro do oceano, se o peróxido é misturado ao oceano, o que ainda não temos certeza”, disse Hand. [NASA]
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

2 comentários:

  1. Qual o conceito de vida? Quem disse que para a vida se desenvolver é preciso um ambiente nos moldes da terra? Porquê "cientistas" insistem em nos fazer crer que em lugares diferentes da terra a "vida" nãoi pode ser diferente? Quanta bobagem. A vida está em toda parte, mas não querem que saibamos.

    ResponderExcluir
  2. Arthur C Clarke já falava sobre isso na série de livros que começou com 2001.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário/Deja un comentario/Leave a comment

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Postagens populares