Seria este ser vivo um alienígena? Não ainda, apesar de ele reunir características para a sobrevivência fora do nosso planeta. Esta estranha figura é na verdade um Tardigrada, também chamado de urso d'água ou tardígrados. Eles foram descritos pela primeira vez em 1773 e são tão comuns (ou até mais) na Terra do que os seres humanos. Eles são encontrados, geralmente, em ambientes úmidos, mas podem permanecer ativos onde quer que consigam reter alguma umidade. Com sua boca tubular, com dois estiletes, se alimentam de células de plantas, algas ou pequenos invertebrados.
Contudo, o que mais impressiona nestes bichinhos é a sua capacidade de sobreviver a temperaturas que podem variar de algo perto do zero absoluto (-273,15°C) até os 150 °C. Eles também resistem a pressões de 6 mil atmosferas e suportam cerca de 1000 vezes mais radiação do que o ser humano.
Viagem ao espaço
Eles podem viver por poucas semanas, mas, no entanto, conseguem entrar em um estado de dormência completa, na qual se encolhem e se desidratam. Todos os seus sistemas e processos biológicos são "desligados" e, desta forma, os tardígrados podem sobreviver por vários anos, permanecendo em um estado chamada criptobiótico. Quando se reidratam, eles "retornam" à vida. Na foto ao lado, este ser vivo, com um milimetro de comprimento, foi fotografado enquanto estava rastejando em um musgo.
Por causa de suas características, os tardígrados foram lançados ao espaço em 2007 e expostos ao vácuo e a altos níveis de radiação. Um terço deles voltou vivo do espaço sem o uso de equipamentos. Desta maneira, o urso d'água já chegou a ser chamado de "quase alienígena" por pesquisadores da Nasa.
Fonte: Tumblr
0 comentários:
Postar um comentário
Faça seu comentário/Deja un comentario/Leave a comment